Mais um passo importante foi dado pelas forças de segurança do Ceará. Nesta quinta-feira, 10 de abril, o estado celebrou a formação de 376 novos policiais militares, em cerimônia realizada no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Com essa nova turma, o número de PMs nomeados pelo Governo do Estado desde 2023 chega a 1.945. A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública, Roberto Sá, e do comandante-geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Sinval Sampaio, entre outras autoridades.
Os novos soldados irão atuar no Policiamento Ostensivo Geral (POG), cobrindo diferentes regiões do estado. A medida integra o planejamento do programa Ceará Contra o Crime, que prevê a contratação de 6.730 profissionais até o fim de 2026. Até agora, o total de agentes integrados às forças de segurança estaduais já soma 3.053. O governador Elmano reforçou que a presença desses policiais representa não apenas um reforço no combate à criminalidade, mas também uma política de emprego e valorização profissional para centenas de famílias cearenses.
Durante a cerimônia, histórias como a da soldado Tânia Maria, natural de Itapipoca, chamaram atenção. Ela celebrou a realização de um sonho após três tentativas desde 2016. Já a soldado Vitorya Rodrigues, enfermeira de formação, afirmou que a vocação para a Polícia Militar veio do desejo de servir à comunidade com um olhar mais humano. O novo soldado Fabrício Ferreira, de Russas, também comemorou a conquista, especialmente por ter superado obstáculos desde o concurso anterior, além de viver a paternidade desde novembro de 2024. Os novos agentes passaram por 1.400 horas de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), incluindo experiências supervisionadas nas ruas, e já estão prontos para atuar em prol da população cearense.

Deixe um comentário